segunda-feira, 1 de julho de 2013

Menos, bem menos...


O quanto falar

O quanto falar quando? O quanto falar o que? O quanto falar com quem?

Não é uma receita, nem uma medida pra você. 
É a medida pro meu ser. 

Ontem eu completei 28 anos, e como aprendi nesses anos sobre falar!
Ninguém me ensinou, não tive orientação, então, foi aquela velha história... a vida ensina. E ensina com pancadas; doloridas e traumáticas. 
Falei muito sobre mim para pessoas que não mereciam minha confidenciabilidade. Sim, acredite, isso existe. Não que minhas particularidades sejam lá tão importantes, mas algumas pessoas não tem sensibilidade para lhe dar com elas. Algumas pessoas não mereciam a confiança que as dei ao me abrir. 
Isso aqui renderia muitas páginas, eu não tenho o poder da síntese. Estou postando mesmo para dizer que eu aprendi algumas coisas sobre o quanto falar, como por exemplo, responder somente o que me perguntarem em determinadas situações é a melhor coisa a se fazer. Perguntar pouco se for o mais conveniente, é o que vou fazer.
Está tudo ligado ao bom senso que estou desenvolvendo para a vida que pretendo levar até os 100 anos. Aprendi também que para falar, é preciso ter o que falar. Você pode não concordar com nada disso, ou pode até concordar somente com algumas coisas, mas o importante, é você encontrar o seu o quanto falar, o seu o porque falar e o seu o quando falar.

Outra coisa...

Simultaneamente, foi mudando também a minha forma de ouvir. Falando menos, se ouve mais. E isso é o mais importante! Imensamente mais importante!
Antes, quando alguém começava a me contar uma história, eu interrompia. Nossa, e como isso é feio de se fazer! (eu acho). Hoje, eu engulo minhas palavas, e respiro fundo para terminar de ouvir. "Enquanto um burro fala, o outro abaixa a orelha". Agoooooora eu entendi rss
E como a conversa assim flui melhor... 
Esqueça se estiver pensando que sou uma pessoa cheia de regras a mim mesma. Não tenho tantas regras assim... só algumas... e se for pro meu bem, porque não?



Acho que com essa minha medida, acabei ficando um pouco mais introspectiva, mas quer saber? Me sinto bem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário